Vereador Dr. Ronaldo Onishi reúne mil pessoas em evento sobre conscientização do autismo

autismo

O vereador Dr. Ronaldo Onishi, do Solidariedade de Taboão da Serra/SP, promoveu no último sábado (07), o “4° Encontro do Autismo em Taboão da Serra”. O evento que é considerado o maior da região, reuniu cerca de mil pessoas entre profissionais da saúde, educação, estudantes e pais.

O Encontro teve recorde de público e superou todas as expectativas, com satisfação total dos expositores e dos participantes. “Foi uma grande alegria ter finalizado mais esta edição do Encontro do Autismo, que é um marco para nós e para a região como um todo. Estamos, realmente, com sentimento de dever cumprido e de ter tirado Taboão do obscurantismo sobre o autismo”, declarou o vereador.

Com o apoio da prefeitura, das secretarias de Saúde, Educação, do Movimento Pró-Autista, Faculdade Fecaf e OAB/Taboão da Serra, a programação contou com palestras do Secretário Municipal de Educação, João Medeiros, a fonoaudióloga da CAPSI, Vanini Mandaj, a advogada Dra. Maridelfa dos Santos e o pedagogo, Fabio Oliveira.

A lei que cria a semana de sensibilização para o autismo é de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi, que enfatizou a necessidade da inclusão. “Podem abrir mais e mais portas para que os autistas sejam reconhecidos acima de tudo, mesmo com as suas limitações, como um verdadeiro cidadão”, esclareceu o vereador.

A ONU estima que 1% da população mundial tem autismo e para o vereador Onishi, a doença é complexa e precisa de esclarecimento. “O autismo é uma doença que exige um foco multidisciplinar no que concerne ao seu tratamento, bem como, um esclarecimento à população no que se refere ao seu conhecimento, pois, é uma doença que atinge milhões de cidadãos”, relatou.

Fonte: Assessoria do Vereador