Valorizar diferenças é promover oportunidades

Paulo pequeno 3

Comemorar, sim!! Porém, é preciso fazer muito mais. A questão da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é o grande desafio das empresas, que pode ser visto como um problema ou uma oportunidade.

Muitos estudos mostram que promover a diversidade no mercado de trabalho acrescentam muitos benefícios para as empresas. Pessoas com formação, visões, origens, idades, orientações políticas e religiosas diferentes, reunidas em um mesmo ambiente proporcionam e promovem a criatividade e a inovação.

Por este motivo, as empresas devem cultivar a diversidade como estratégia para ampliar a sua visão global e integrada da sociedade em que atuam.

As barreiras para a inclusão das pessoas com deficiência talvez estejam mais em nossas cabeças preconceituosas do que em problemas efetivos ou laborais.  Como durante muito tempo as pessoas com deficiências estiveram segregadas, a sociedade acabou por reforçar seus preconceitos e nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados.

O Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, essas pessoas precisam ser inseridas na educação, cultura, lazer, esporte, trabalho e na sociedade em um contexto geral.

Importante ressaltar que a pessoa com deficiência não deve ser avaliada por apelo do “coitadismo” ou “heroísmo” exagerado da superação, mas ser avaliado por sua competência, habilidade e atitude como qualquer outro profissional.

Vamos juntos na luta pela inclusão e igualdade de direitos!!