A força da mulher no campo se reflete na economia do Brasil

WhatsApp Image 2018-03-08 at 08.09.08

Comemorar o Dia Internacional da Mulher sem falar das agricultoras familiares é, no mínimo, um equívoco. Essas trabalhadoras, além de cuidarem de suas famílias, ajudam no sustento de tantas outras. Elas têm um papel essencial na produção rural e estão em todas as fases do processo, no plantio, na colheita e na comercialização dos produtos.

Ignorar as mulheres do campo é, sobretudo, ignorar a sua importância para o crescimento do setor na economia. De acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 3,5 milhões de mulheres atuando diretamente no campo, seja agricultura ou na pecuária. No estado de São Paulo, temos quase 225 mil. As trabalhadoras rurais são responsáveis pela renda de 42,4% das famílias do campo.

Elas enfrentam uma rotina pesada e se destacam no trabalho. A força e determinação da mulher são essenciais no campo e para o Brasil. Por isso, a data comemorativa do dia 08 de Março não pode deixar as guerreiras do campo esquecidas. Elas representam a raiz da nossa agricultura e do bem-estar de nossas famílias.

 

Parabéns, mulheres!