Vereador do Solidariedade, Dr. Onishi, defende a inclusão das pessoas com deficiência

onishi

No mês de setembro, o vereador Dr. Ronaldo Onishi (Solidariedade), participou do evento de comemoração de 11 anos do CapsI (Centro de Atendimento PsicoSocial Infantil) e na oportunidade conheceu onde será a futura sede de instalação do novo equipamento de saúde mental no Pq. das Hortênsias cercado de muito verde e tranquilidade para os usuários. Participou no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência de evento promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Deficiência (CPMD) no CEMUR. Um dos pilares do mandato é o olhar voltado para o deficiente, o vereador Dr. Ronaldo Onishi tem projetos relacionados a este tema que se transformaram em lei: A Semana do Autismo e o Setembro Verde.

Neste ano, o CAPSI completou onze anos e fez uma confraternização no Parque das Hortênsias onde serão as novas instalações desse importante equipamento da saúde mental de Taboão. O vereador Onishi esteve no local para conferir as instalações e elogiou o novo espaço. “É um local amplo e acolhedor, um ótimo lugar para terapias, com muito verde e tranquilidade para as nossas crianças.” Além disso, o vereador parabenizou a Secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, e todos os profissionais pelo comprometimento com as crianças.

O Encontro no CEMUR teve como tema “Inclusão dá Trabalho?”. Na ocasião, foi lançada a cartilha “Inclusão é Atitude Qual é a Tua”. Este Encontro teve como desafio tratar da inclusão efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Hoje, no Brasil, 25% da população brasileira possui alguma deficiência, são 45 milhões de pessoas e desse número apenas 1% estão no mercado de trabalho. Para o parlamentar, “devemos discutir e termos ações para diminuirmos essa desigualdade e transformar a sociedade em mais humana. O preconceito fere de morte a alma!”, afirmou Onishi.

Autismo

A lei que criou a Semana do Autismo em Taboão propôs diversas atividades para a conscientização sobre a causa autista. Já é a quinta semana de conscientização quando quatro encontros foram promovidos. O último deles foi no CEMUR com a participação de quase mil pessoas. “Mais um tijolo que nós estamos colocando para termos uma sociedade mais inclusiva”, comentou Onishi.

Setembro Verde

Para fortalecer este elo com as pessoas menos favorecidas pela sociedade o Dr. Ronaldo Onishi tem mais uma lei de sua autoria em prol das pessoas com deficiência que é campanha “Setembro Verde”, que deve ocorrer durante todo o mês de setembro com atividades para marcar o Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Assessoria do Vereador