O desafio dos pequenos agricultores

alexandre 14

Os pequenos agricultores encontram muitos desafios em seu trabalho, e o maior deles é a ação dos atravessadores. Essas pessoas intermediam os alimentos até os locais de venda, e ficam com uma parte do dinheiro obtido.

O processo acaba prejudicando quem coloca a mão na massa e trabalha duro para colocar comida na mesa das pessoas. Por este motivo, é muito importante que os governantes trabalhem para diminuir esse tipo de ação.

Durante minha passagem como superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, pude conhecer essa realidade e trabalhar para diminuir este problema. Afinal, muitos desses atravessadores ficam com 20% ou 30% do valor de venda do produto.

Criar ações para a agricultura familiar abastecer órgãos públicos com os alimentos pode ser um caminho produtivo, pois diversas cidades utilizam esses produtos para a merenda escolar e para a alimentação em presídios.

O mais importante é ter em vista que o setor da agricultura familiar precisa receber um cuidado especial para se desenvolver mais ainda, podendo assim, colaborar com a recuperação econômica de São Paulo.