Nota pelo rompimento da barragem em Brumadinho/MG

brumadinho

O Solidariedade/SP, em nome do seu presidente, Alexandre Pereira, executiva estadual e filiados, lamenta profundamente o rompimento das barragens em Brumadinho/MG, localizada na Grande Belo Horizonte.

Novamente vidas são perdidas e famílias estão desesperadas em busca de notícias dos seus entes. Até quando?

Nossa solidariedade vai, antes de mais nada, para todos os afetados por essa tragédia. O partido tem certeza que um desastre dessa proporção pode e deve ser evitado com leis ambientais que garantam a segurança das comunidades e preserve o meio ambiente.

O Rio Paraopeba foi atingido, assim como toda a natureza ao seu redor. Esse é um dos afluentes do São Francisco, maior bacia hidrográfica do país, conhecido como o Rio da Integração Nacional e a dimensão desse acidente ainda não pode ser mensurada.

É lamentável, mas não custa lembrar que três anos após o desastre de Mariana, o Rio Doce que corta o estado do Espírito Santo e desemboca no Atlântico está doente e adoecendo pessoas que dele dependem.

Em Brumadinho vidas foram novamente perdidas porque persistimos no erro de não prevenir que tragédias como essa aconteçam. O Brasil precisa aumentar seus esforços de fiscalização. Precisamos fortalecer a estruturação dos órgãos governamentais que têm a importante tarefa de fiscalizar atividades econômicas com alto impacto social e ambiental.